sexta-feira, 17 de julho de 2009

Anima Mundi


O evento de Anima Mundi é a realização de grandes idéias em papel ou melhor dizendo em 3D, um Evento que esta colocando o rio pra tremer, e divertindo gentes de diversões lugares do Brasil e do mundo, e agora é a sua vez de conferir um pouco do Evento aqui no KGS-PRODUCE.
A idéia é de promover a realização de animação no Brasil, uma aposta bem aproveitável pós o Brasil dificilmente se especializa em animação, o foco do Anima Mundo esse ano é o presente problemas mentais como esquizofrenia, na animação ou no curta metragem, os realizadores do festival tem interesse em uma co-produção da animação vencedora, e neste ano eles falaram sobre a distribuição dos projetos, ainda nada confirmado, porém já começaram a repensar.

O Blog falara mas sobre este evento nas próximas edições
informações importantes:
Quem for ao Anima Mundi nas noites de sexta e sábado já tem dois programas bem animados:Karl and Marilyn, de Priit Pärn (Estônia, 2003)

Às 19h30 o encontro é com Priit Pärn, nosso convidado do Papo Animado de hoje que irá mostrar o que é que a Estônia tem em matéria de animação. Daqui, já podemos adiantar que não é pouca coisa. Esse cantinho da Europa, com menos de um milhão e meio de habitantes, é um verdadeiro reino encantado da animação, onde provavelmente se encontra a maior densidade populacional de animadores, e se produz alguns dos filmes mais loucos e inovadores desta linguagem.

Mais tarde, às 21h na Praça Animada, é a vez do longa Sita Sings the Blues, de Nina Paley, uma interpretação do épico indiano Ramayana. Nessa versão não vai faltar números musicais coreografados ao ritmo do jazz, vocal dos anos 20 de Annete Hanshaw e centenas de figurantes: macacos voadores, monstros perversos, deuses, deusas, guerreiros, sábios e olhos alados. E atenção para o subtítulo do filme: "A Maior História de Separação Jamais Contada."

No sábado, às 21h, a boa é conferir a sessão especial de Coraline, de Henry Selick, a animação stop-motion baseada na obra do escritor e quadrinista Neil Gaiman. O filme tem a estrutura narrativa e a atmosfera sombria das fábulas infantis tradicionais, como as dos irmãos Grimm. Segundo Henry Selick, "alguns filmes da Disney, como Branca de Neve, Pinóquio e Alice no País das Maravilhas exploram o medo com muita eficiência". Coraline é o primeiro longa-metragem de stop-motion filmado e exibido em projeção estereoscópica 3D, mas ainda assim Selick decidiu manter a estética do stop-motion, porque "essa técnica é imperfeita, o trabalho é tocado pela mão do artista, você sente a força da vida. É impossível atingir a perfeição". Para entendermos isso de perto, alguns dos bonecos usados na animação serão expostos na Praça Animada!

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